administração
1. Introdução...................................................Página
2. Histórico......................................................Página
3. Considerações finais...................................Página
4. Outras Fraudes em grandes empresas......Página
4.1 Enron...........................................................Página
4.2 WorldCom....................................................Página
4.3 Tyco.............................................................Página
5. Referência Bibliográfica...............................Página
1. Introdução
Ao longo da história houveram casos de fraudes que aconteceram em renomadas companhias no mundo, neste trabalho, apresentaremos 4 casos polêmicos, inclusive o episódio do Banco Panamericano em 2010, o qual daremos maior enfoque.
A fraude bilionária no Banco Panamericano é o resultado de um acúmulo de irregularidades contábeis constantes do balanço da instituição desde meados de 2006, que passaram pelo crivo de diversas instituições, em especial, empresas de auditoria.
A prática adotada pelo Banco consistia em inflar seus balanços por meio do registro de carteiras de créditos vendidas a outras instituições como parte de seu patrimônio. A maquiagem permitiu que o valor da empresa fosse ampliado antes da abertura de seu capital, em novembro de 2007.
No caso da Enron, empresa multinacional, focada em ramos de energia, a empresa utilizou um método contábil conhecido como "mark to market". Esta era uma técnica usada por empresas de corretagem e importação e exportação. Com uma contabilidade desta, o preço ou valor de um seguro é registrado em uma base diária para calcular lucros e perdas. O uso deste método permitiu a Enron contar ganhos projetados de contratos de energia a longo prazo como receita corrente.
Já no caso da WorldCom, indústria de telecomunicações a fraude consistiu em um esforço para aumentar os rendimentos, a empresa