Garrafa Pet
O pet é um dos materiais mais difíceis de ser absorvido pela natureza. A fibra que forma o politereftalato de etila – plástico usado nas garrafas de refrigerantes e água – é tão resistente que pode levar até 400 anos para decompor. Reciclar é a alternativa mais sustentável.
Resistentes e baratas as telhas de garrafa pet são uma opção criativa para construir reutilizando este material. E há diversas vantagens: por ser translúcida, a garrafa reciclável mantêm a luminosidade do ambiente, economizando energia. As telhas de pet também são super-resistentes ao calor e podem suportar até 85°C. Além disso, por não possuírem porosidades, não acumulam umidade e podem ser limpas com facilidade.
Os telhados de garrafa pet são ótimas opções para cobrir estufas, viveiros e canis, por exemplo. Já para ambientes maiores, é possível encontrar telhas ecológicas recicladas industrialmente. Arquitetos e engenheiros defendem o uso do pet na construção civil, mas o custo, neste caso, não é tão baixo quanto fabricá-los em casa.
Passos:
1 – Corte o fundo e o bico da garrafa, formando um cilindro.
2 – Corte o cilindro ao meio, criando duas partes iguais;
3 – Vire um dos lados com o côncavo para cima e o outro lado com o côncavo para baixo, formando um S.
4 – Use um grampeador de marceneiro para uni-las;
5 – Encaixe quantas telhas foram necessárias para criar o telhado que você precisa.
As telhas de PET são produzidas através da mistura de resinas poliméricas e carbonato de cálcio. Após a coleta, o material é separado de acordo com a cor da garrafa e passa por uma lavagem, em uma máquina especial, que atua na retirada e separação do plástico e do rótulo, que também é reaproveitado. Essa primeira lavagem também serve para a eliminação de sujeiras e outros resíduos que possam estar presentes na garrafa. Após ser limpo e secado, o PET é transportado para dentro de um moinho, onde será triturado e reduzido a pequenos pedaços,