Garrafa Pet
APLICAÇÃO ALTERNATIVA NA CONSTRUÇÃO
0B
Evelyn de Mancilha Ferreira1, Humberto Soares Penido1, Sindi Honstender Silva1,
Eliane Alves1, Carlos Augusto Gomes2
1
2
Alunos do Curso de Engenharia Civil - 3º Período / Univap - FEAU
Professor Responsável pela Disciplina Projeto III – 1º Sem/2007.
Resumo- A boa resistência mecânica do Pet levou a empregar o material na composição de blocos.
Baseado na composição de blocos de cimento, que contém 40% de ar, considerado um bom isolante termoacústico, elaborou-se uma técnica simples e de baixo custo para acomodar uma garrafa de Pet cheia de água no interior de uma estrutura de argamassa. O bloco é moldado em uma fôrma prismática de metal.
Além de encontrar uma nova utilização para o resíduo gerado de forma aceleradamente grande, o bloco pré-moldado ficou mais resistente com o monobloco em seu interior. Ao ocupar o lugar do cimento, as garrafas reduzem substancialmente a quantidade de insumo e os custos na construção civil.
Palavras-chave: concepção –bloco de vedação, concepção –bloco pet, bloco pet x bloco vedação.
Área do Conhecimento: Engenharia Civil.
Introdução
Metodologia
Nos últimos anos tem sido crescente a preocupação com a preservação do meio ambiente. Um exemplo do impacto desta política na construção civil é dado por METHA (1993), quando, para avaliar o futuro do concreto, inclui considerações econômicas, energéticas e ambientais. Atualmente várias empresas investem cada vez mais em equipamentos e formação de quadros técnicos para eliminar ou minimizar a cultura do desperdício e consolidar a cultura da redução de perdas e reciclagem de resíduos.
Com base nestes fatos, foi desenvolvida a técnica da incorporação de garrafas pet no interior de blocos de concreto, visando a reciclagem do pet, e seus benefícios quando atrelado ao concreto. De acordo com estudos feitos pelo Cefet
(Centro Federal de Educação