Não conformidades
Segundo a norma ISO 9000 versão 2005 uma não conformidade (3.6.2) é um não atendimento a um requisito (3.1.2). Uma não conformidade nunca é bem vista em organizações que estão iniciando o processo de implantação da norma ISO 9001, todos a percebem como algo ruim. A verdade é que qualquer organização em qualquer momento terá não conformidades, a sua não presença pode ser considerada um indicador absoluto, assim como zero defeito, estoque zero, set-up de máquinas igual a zero e assim por diante.
Como elas não são coisas apenas de nossa imaginação, e sim coisas reais que podem acontecer a qualquer momento, então existem as ferramentas para sua correta identificação, análise e solução definitiva.
Não conformidades podem ser oriundas de:
Não atendimento a requisitos de clientes e contratos;
Em auditorias internas quando requisitos de um Sistema de Gestão da Qualidade baseado na norma ISO 9001 não estão sendo atendidos;
Quando um produto não apresenta as suas características especificadas;
Quando uma lei ou regulamento não é respeitado.
As não conformidades podem ser maiores ou menores:
Não conformidades maiores referem-se a falhas sistêmicas no SGQ, em geral, quando um requisito inteiro da norma não é atendido. Exemplo: não existência de um processo de verificação, análise e registros de equipamentos de monitoramento e medição, ou se todos os equipamentos de monitoramento e medição não possuem identificação de seu estado de verificação e registros mantidos. Outro exemplo, quando não são armazenados nenhum registro de competência de colaboradores, não existe processo sistemático para contratação de acordo com competências pré - estabelecidas.
Não conformidades menores são falhas pontuais, quando, por exemplo, um único equipamento de monitoramento e medição não está com a identificação do seu estado de calibração ou quando registros de competência de um determinado colaborador não estão arquivados.
O