UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DO PENSAMENTO ENXUTO NO PROCESSO DE INTERNAÇÃO ELETIVA
uTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DO PENSAMENTO ENXUTO no processo de internação ELETIVA
FUNDAÇÃO CARLOS ALBERTO VANZOLINI
USP
CEAS
SÃO PAULO
2010
ELIZABETE CASIMIRA
uTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DO PENSAMENTO ENXUTO no processo de internação ELETIVA
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Coordenação do Curso Especialização de Administração de Serviços, como requisito parcial para obtenção do título de Especialista, orientado pelo prof. Ricardo Buonanni
FUNDAÇÃO CARLOS ALBERTO VANZOLINI
USP
CEAS
SÃO PAULO
2010
AGRADECIMENTO
Agradeço primeiramente a Deus pela bênção que derramou em minha vida ao me dar a oportunidade de realizar este curso e de ter colocado nela pessoas maravilhosas que ao decorrer desse tempo aqui cruzaram o meu caminho.
À minha mãe por ter me ensinado a ter perseverança, caráter em todos os meus atos e ter riscado do meu vocabulário a palavra desistência.
Aos meus amigos e familiares que entenderam a minha ausência em muitos momentos.
Aos professores, os quais muitos foram mestres, que plantaram em mim a vontade de buscar melhorias não só em processos, mas também nas pessoas com quem trabalho ou que um dia por ventura virão a estar comigo.
Ao professor Ricardo Buonanni, por toda paciência.
Diz o provérbio chinês:
“Se você quer um ano de prosperidade, cultive trigo.
Se você quer dez anos de prosperidade, cultive árvores.
“Se você quer cem anos de prosperidade, cultive pessoas”.
(Castelli, 2001, p.38).
RESUMO
O objetivo desse estudo é demonstrar como ferramentas do pensamento enxuto podem ser utilizadas no processo de internação, visando otimizá-lo para aumentar a satisfação do cliente eletivo nesse processo, o qual muitas vezes é o primeiro contato do cliente com o hospital, tornando-se assim um fator de decisão para retorno deste para futuras internações, realização de procedimentos menores