PEDAGOGIA TRADICIONAL
Marinetti Esther vieira.
Prof°:Carmendia Vieira da Silva.
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso/Pedagogia-FilosofiaGeral da Educação. 20/01/2009
RESUMO:
A Pedagogia Tradicional torna-se um “modelo” educativo incapaz de atender as exigências de sociedade contemporânea.A atualmente muitos educadores estão “repensando” educação, pois as escolas possuem uma função árdua, que consiste em preparar seus educandos para um mundo competitivo e desleal . Logo os educadores compromissados sabem perfeitamente as habilidades e competência que os educados devem possuir, para que possam enfrentar o processo de mudanças advindas do novo milênio. A Pedagogia Tradicional e as desigualdades de classe estão diretamente relacionadas à forma como a sociedade está organizada, as suas formas de dominação material e simbólica.
Palavras-chave: Tradicionalismo: Aprendizagens, Desenvolvimento Social.
INTRODUÇAO:
Sabe-se que o perfil da Educação Brasileira apresentou significativas mudanças nas últimas décadas. Houve substancial queda na taxa de analfabetismo, aumento expressivo do número de matrículas em todos os níveis de ensino o tradicionalismo pedagógico ministra uma ação educativa alheia às experiências dos educandos desfavorecidos.
Logo irá contribuir para as desigualdades no acesso ao saber, visto que, é perceptível constatar que somente uma pequena parcela da população tem acesso a uma universidade, porque ainda na escola foram ministradas ações educativas ineficientes ao crescimento bio-psicosocial dos discentes em situação de desigualdade.
A educação não é a “redentora” do mundo, porém, esta possui um papel inalienável na instrução, qualificação e conscientização das massas populares as escolas ao não cumprirem esta função contribuindo para a legitimação dos privilégios da classe dominante.
Compreende-se que é desafio, as escolas transpor