garrafa pet
Oswaldo Piana (Ensino Médio- 3° “D”)
Trabalho
De
Química
Alunos: Daniely, Jakeline, Adiana, Ageu e Penelope.
Professor: Romanelly.
05 de dezembro 2014-12-05
Seringueiras- RO
Introdução
Falaremos quando surgiu a PET o seu ciclo de vida desde retirada do petróleo ate a reciclagem ou quando jogada fora. Fala sobre o principal componente químico para a produção da resina do PET, a quantidade de anos que a garrafa PET dura no meio ambiente o tanto de resina que ele produz depois de jogado no meio ambiente, aprender também q um simples gesto pode fazer toda a diferença para diminuir a poluição, as enchentes e o aquecimento estufa do nosso planeta.
O PET ou Politereftalato de etileno, é um Polímero termoplástico, ou seja, é um composto químico resultante de uma reação entre acido tereftalico e o etilenoglico.
O PET é um polímero termoplástico, isso quer dizer que quando ele é aquecido a certa temperatura torna-se mole e, pode ser fundido e moldado diversas vezes.
Ciclo de vida das garrafas PET
O PET chegou ao Brasil em 1988 e seguiu uma trajetória semelhante ao resto do mundo, sendo utilizado primeiramente na indústria têxtil. Apenas a partir de 1993 passou a ter forte expressão no mercado de embalagens, notadamente para os refrigerantes. Atualmente o PET está presentes nos mais diversos produtos. O PET é o polímero termoplástico denominado poli (tereftalato de etileno). Sua obtenção começa na extração do petróleo. Após o uso, as embalagens feitas com PET podem ser recicladas. No Brasil, a cada ano, a quantidade de garrafas plásticas vem aumentando. Em 1994 apenas 18% das garrafas eram recicladas, em 2006 esses numero pulou para 51,3% e vem aumentando a cada ano.
O que é o PET?
Os polímeros não existem apenas nos seres vivos. Eles podem ser adquiridos em supermercados, estão presentes ao nosso redor, são utilizados em vestimentas, fazemos refeições em sua companhia e são encontrados