os classicos
Bárbara Machado
Bruna Drumond
Camilla Martins
Camille Maluf
Débora Colen
Gabriel Ferreira
Marina Duarte
NICOLAU MAQUIAVEL – “O CIDADÃO SEM FORTUNA E O INTELECTUAL DE VIRTÙ”
Belo Horizonte
2013
Nicolau Maquiavel
Maquiavel é um florentino nascido em 3 de maio de 1469, desde sua infância e em grande parte de sua adolescência, ele presenciou grande instabilidade política em seu país, o que de certa forma pode ter gerado todo seu interesse na política. A família de Maquiavel não era rica ou aristocrática, mas tinha uma boa condição financeira e com o pai sendo advogado, ele possuía muito acesso a livros e aos 12 anos já dominava a retórica greco-romana e já possuía grande conhecimento. Aos 29 anos,em 1498, Maquiavel já ocupava a Segunda Chancelaria, mas é deposto em 1512 com o retorno dos Médicis ao poder.
Em 1513 ele foi considerado suspeito pela coroa, acusado de tomar parte em uma conspiração fracassada contra os Médicis, foi condenado, torturado e obrigado a pagar uma pesada multa. Com ajuda do seu amigo Vetorri, embaixador de Roma e ligado aos Médicis, Maquiavel consegue sua liberdade, mas se torna um exilado em sua própria terra, afinal, não conseguia seu emprego novamente e então decide voltar a morar na propriedade da família em São Casciano.
Desse retiro forçado, surgiram as obras políticas de Maquiavel. Ao dedicar um livro (O Príncipe) aos Médicis, à procura de conquistar seu cargo político novamente, continua ignorado até 1520, quando escreve a pedido dos Médicis sobre Florença. Nem quando os Médicis são novamente depostos do poder em 1527, Maquiavel tem fim ao seu tormento, pelo contrário, é visto pelos republicanos como alguém ligado aos tiranos, após isso, ele desiste de continuar lutando pelo seu lugar na política, adoece e morre pouco tempo depois.
Em todas as obras de Maquiavel, percebemos sua preocupação com o Estado, mas não o