Os cinco sensos
O Programa 5S é um conjunto de cinco conceitos simples que, ao serem praticados, são capazes de modificar o seu humor, o seu ambiente de trabalho, a maneira de conduzir suas atividades rotineiras e as suas atitudes. O relacionamento do programa é diretamente ligado ao lado comportamental das pessoas. A aplicação destes Sensos traz várias vantagens para as empresas e, principalmente, para as pessoas que os aplicam.
O foco deste trabalho será voltado para a apresentação de melhorias efetivas no local de trabalho e na vida, com a utilização dos 5 sensos ( Senso de Utilização, Senso de Ordenação, Senso e limpeza, Senso de saúde e senso da auto disciplina ).
Metodologia
Primeiramente, abordaremos os conceitos do Programa 5S para descreve-los aqui de uma maneira dinâmica, em linguagem acessível e com informações eficientes e concisas.
Cumprida a parte teórica, nossa equipe ficou distribuída de forma que: ficou um na Sol Informática Doca, um na Sol informática do Parque Shopping e mais um na Computer Store, a fim de avaliar se aqueles conceitos que tantos benefícios trazem à vida são aplicados em seu dia-a-dia.
O programa 5s
O 5S surgiu nas empresas do Japão, durante a reconstrução do país depois da segunda guerra mundial.
Depois da guerra, os japoneses receberam orientação de especialistas americanos para o controle da qualidade. O que os americanos faziam bem foi aperfeiçoado no Japão, formando-se o que ficou conhecido como Qualidade no Estilo Japonês, ou Total Quality Control (TQC - Controle da Qualidade Total). É o controle dos processos para assegurar o resultado final, entregando os produtos conforme expectativa do cliente.
O papel do 5S é cuidar da base, facilitando o aprendizado e prática de conceitos e ferramentas para a qualidade. Isso inclui cuidar dos ambiente, equipamentos, materiais, métodos, medidas, e, especialmente, pessoas.
1.º S - Seiri - Senso de Utilização e Descarte
O primeiro passo para se colocar ordem no