os cincos sensos da qualidade
Uma empresa que zela por qualidade está sempre um passo a frente das outras. E para que essa qualidade seja alcançada, existem diversas ferramentas para tal fim. Dentre as mais conhecidas está a dos 5S, que consiste num programa altamente versátil, podendo ser aplicado em diversos tipos de empresas e órgãos, inclusive em residências. Esse programa traz benefícios a todos que convivem no local, melhora o ambiente, as condições de trabalho, saúde, higiene proporcionando, consequentemente, qualidade e eficiência.
Mas o que significa 5S?
O conceito desse método surgiu no Japão, onde cada um dos conceitos começa com a letra “S”, por isso o nome 5S. E como funciona?
Trata-se de um sistema de cincos conceitos básicos e simples, porém essenciais, que fazem a diferença dentro do sistema de qualidade.
E qual é o objetivo do programa?
Combater eventuais perdas e desperdícios nas empresas, indústrias ou em casa. Procura modificar o comportamento e as atitudes das pessoas, conscientizando da importância dos conceitos e de que forma devem ser utilizados.
Por exemplo: quando aplicado na empresa facilita a identificação de materiais, descarte de itens antiquados e melhora a qualidade de vida e o ambiente de trabalho para os membros da equipe.
E no que consiste cada conceito, ou seja, o que significa cada “S”?
• 1o S: Senso de Utilização, Arrumação, Organização, Seleção
Separar o útil do inútil, eliminando o desnecessário. É a fase de colocar ordem no trabalho, para que somente o que for necessário e aplicável seja utilizado. Por exemplo:
- o que é sempre utilizado deve ficar próximo ao local de trabalho;
Para copiar e imprimir esse tema de DDS clique aqui !
- o que é usado ocasionalmente deve ficar um pouco afastado do local de trabalho;
- o que é desnecessário deve ser eliminado, pois ocupa espaço que poderia ser ocupado por outra coisa.
Dessa forma evita-se gastos com espaço,