DIMENSOES HUMANAS NAS ORGANIZAÇÕES
DISCIPLINA: DIMENSÃO HUMANA NAS ORGANIZAÇÕES
PROFª: MARIA CLAUDIA TARDINI PINHEIRO
ALUNO: ROSALVO ROCHA ALMEIDA
DATA: 29/01/2014
Para Herzberg, a satisfação do funcionário tem por base dois fatores:
Higiene - Englobando entre outros: salário, condições de trabalho, relações, gestão e segurança. A percepção destes fatores influencia o grau de não-insatisfação dos funcionários. Ou seja, quando o funcionário percebe que recebe um salário decente e benefícios sociais idem, que tem segurança no emprego, que é tratado de forma justa por seus superiores, apresenta uma tendência a dizer que não está insatisfeito com seu trabalho. Os fatores de higiene permitem, via de regra, suprir as necessidades básicas: fisiológicas, de segurança e as de amor. Satisfeitas, elas permitem prevenir o surgimento de problemas de saúde e de desempenho no trabalho, sem, contudo estimular o interesse dos funcionários pelo trabalho.
Motivacionais – Tem muito a ver com delegação, autonomia, comunicação das mudanças das decisões no tocante à organização do trabalho, feedback sobre o trabalho que executam, desafios com novas visões e tarefas mais difíceis, desenvolver senso de responsabilidade e sentimento de competência dos funcionários.
Vroom, baliza sua teoria das expectativas em três conceitos:
Expectativa – corresponde à probabilidade de que certo nível de desempenho possa ser atingido caso o individuo faça esforços suficientes.
Instrumentalidade – corresponde à probabilidade de que certo nível de desempenho possa trazer um resultado particular.
Valia – se relaciona com o valor dado ao alvo que se pretende atingir.
Essa teoria está baseada em representações cognitivas, ou seja, as expectativas, a instrumentalidade e valia depende dos processos de percepção mobilizados pelo individuo. Isso explica por que duas pessoas submetidas às mesmas condições de trabalho não estão necessariamente tão motivadas, nem igualmente motivadas a envidar esforços