Programa 5S
RESUMO
Hoje, com o mercado globalizado existe uma cobrança incessante por produtos de boa qualidade e com garantia de procedência, por isso a procura pela implantação de ferramentas da qualidade como o 5S vem aumentando continuamente, e as dificuldades que as empresas encontram para sua implantação são vastas, como: a falta de conhecimento sobre o assunto, uma consultoria inadequada, dificuldades para implantar novos conceitos, entre tantos outros motivos que acabam dificultando a obtenção de sucesso na implantação desta ferramenta. Desta forma, o presente paper tem como objetivo estudar sobre o programa 5S, buscando a compreensão sobre o funcionamento, implantação e manutenção desta importante ferramenta.
Palavras – chave: Qualidade; 5S; Empresas; Implantação.
1. INTRODUÇÃO
Pode-se dizer que a implantação do programa 5S é fundamental quando se deseja alcançar a qualidade total, no que diz respeito à confiabilidade, visibilidade dos problemas, redução dos desperdícios, controle e aprimoramento da qualidade, condição moral dos funcionários.
Com isso, é necessário comprometer-se visando organizar os métodos de trabalho para obter melhores resultados em tudo o que a empresa faz, numa busca ainda maior pela diferenciação. Além disso, o programa 5S tem como objetivo descomplicar as rotinas e melhorar a qualidade de vida dos funcionários e freqüentadores do empreendimento, identificando todos os corredores, gôndolas e áreas afins, deixando no estabelecimento somente os materiais que são necessários para as operações ou que são comercializados.
Assim como todo programa de qualidade, o Programa 5S precisa estar sustentado por um sistema formal de garantia da qualidade, e de normas claras para que os funcionários saibam qual é a sua responsabilidade e o que deve ser feito por eles, pois cada fase é intimamente ligada à outra, sendo também um “pré-requisito” para a consolidação da fase seguinte. Uma vez iniciado o processo, fica mais