024719031503

5690 palavras 23 páginas
Universidade Anhanguera – UNIDERP
Pólo: Teresina 1 – Dirceu – Instituto Santo Agostinho
Tutor EAD: Laura Marcia Rosa dos Santos
Tutor Presencial: Carmen Célia Araújo Gomes
Disciplina: Desenvolvimento Econômico
Curso: Serviço Social

ATPS de Desenvolvimento Econômico

Componentes:
Andréa Villa RA: 332555
Hélida Xavier RA: 330567
Janaína Mesquita RA: 332573
Zilmar Fernandes RA: 337846
Valéria Perez RA: 344506

Teresina, 12 de Junho 2013

Produto Interno Bruto (PIB) O Produto Interno Bruto (PIB) representa a soma, em valores monetários, de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região, quer sejam países, estados ou cidades, durante um período determinado (mês, trimestre, ano, etc). O PIB é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia com o objetivo de mensurar a atividade econômica de uma região. Os indicadores econômicos agregados (produto, renda, despesa) indicam os mesmos valores para a economia de forma absoluta.
Cálculo do PIB A Fórmula para o cálculo do PIB de uma região é a seguinte:
PIB = C+I+G+X-M
Onde, C (consumo privado), I (investimentos totais feitos na região), G (gastos dos governos), X (exportações) e M (importações). Dividindo-se esse valor pela população de um país, obtém-se um valor médio, o PIB per capita.
PIB per capita O PIB per capita (por pessoa), também conhecido como renda per capita, é obtido ao pegarmos o PIB de uma região, dividindo-o pelo número de habitantes desta região. O PIB per Capita brasileiro em 2012 ficou em R$ 22.400. O valor do PIB per capita foi o primeiro indicador utilizado para analisar a qualidade de vida em um país. Países podem ter um PIB elevado por serem grandes e terem muitos habitantes, mas seu PIB per capita pode resultar baixo, já que a renda total é dividida por muitas pessoas, como é o caso da Índia ou da China. Países como a

Relacionados