Os cinco reinos
Antigamente, os seres vivos eram classificados em dois reinos: Animal e Vegetal. Agora, temos cinco reinos onde classifica se todos os seres vivos. Exceto os vírus, que não possuem reino. Pois são seres tão diferentes, por exemplo, não são formados por células que não estão em nenhum reino. Vamos entender melhor essa classificação…
Das categorias taxionômicas, o reino é o maior grupo e a espécie é a unidade de classificação. Hoje em dia, os biólogos agrupam os seres vivos em cinco reinos. Aqui, está um resumo destes reinos:
Reino Monera: Seres vivos unicelulares, com células procariontes, autotróficos (capazes de fazer a fotossíntese e produzir o seu próprio alimento) ou heterotróficos (não fazem a fotossíntese e se alimentam de outros seres vivos).
Exemplos: Bactérias e Algas Azuis (ou Cianobactérias).
Reino Protista: Seres vivos unicelulares, com células eucariontes, podem ser autotróficos ou heterotróficos.
Exemplos: Amebas e Paramécios
Reino dos Fungos (ou Fungi): Seres vivos unicelulares ou pluricelulares , com células eucariontes. Todos são heterotróficos.
Exemplos: Cogumelos e leveduras
Reino Animal: Seres vivos pluricelulares, com células eucariontes e heterotróficos.
Exemplos: homem, elefante, barata.
Reino Vegetal: Seres com células eucariontes, pluricelulares e autotróficos.
Exemplos: musgo, samambaia e margarida.
Os fungos não podem estar incluídos no reino vegetal, porque ao contrario das plantas que realizam fotossíntese como nutrição, os fungos tem a sua nutrição por absorção. Além disso, diferentemente dos animais, não podem ingerir seu alimento e digeri-lo dentro de si.
As células são as menores porções vivas de um ser vivo. Elas podem ser comparadas a tijolos de uma casa. Cada tijolo de uma casa seria uma célula de um ser vivo pluricelular. Porém, o que são células Eucariontes e Procariontes? Quais são as diferenças?
As células procariontes ou procariotas são diferentes das eucariontes. Sua maior