Técnico em Agropecuaria
Todos os colaboradores da empresa que possuem como atividades a manipulação de alimentos devem receber no momento da admissão e na rotina diária das atividades, instruções e treinamentos necessários para o cumprimento de suas funções de maneira segura e higiênica.
Armazenagem de água
A empresa deve utilizar água potável em todas as atividades de produção e manipulação de alimentos, sendo esta provida pela empresa de abastecimento público. Em nossa região Sanepar.
A empresa que possuir reservatórios de água com capacidade para atender as suas necessidades; Este deve permanecer adequadamente coberto e em bom estado de conservação. A higienização deve ser realizada dentro da freqüência exigida pela legislação (na instalação, a cada seis meses ou quando ocorrer algum acidente com potencial de contaminação da água). Todos os processos de higienização do reservatório de água deverão ser registrados adequadamente em um formulário próprio.
Controle de pragas e vetores A empresa deve adotar ações contínuas de organização e higiene com o objetivo de impedir: a atração, o acesso, abrigo e/ou proliferação de pragas e vetores urbanos em suas instalações, devendo manter a sua área livre de sujeiras e resíduos alimentares.
As medidas de controle incluem a realização de um programa periódico de desinfecção e desratização de maneira segura e eficaz. Durante à aplicação dos produtos químicos, devem ser tomados os devidos cuidados para evitar uma contaminação pessoal, de produtos, utensílios e equipamentos.
Para monitoramento, a empresa deverá adotar o registro de ocorrência de pragas através de formulário específico.
Visitantes na empresa
Todas as pessoas que não fazem parte da equipe de colaboradores da empresa são consideradas visitantes. A circulação de visitantes é restrita e controlada com o intuito de evitar contaminação dos produtos alimentícios produzidos pela empresa. Em ocasiões em que há o acesso de