tecnico em agropecuaria
Primeiro Semestre de 2004
Prof. João Darós Malaquias Júnior
PROCESSO DIGESTIVO COMPARADO RUMINANTES (POLIGÁSTRICOS)
1) OBJETIVO: Estudar a utilização dos nutrientes dos alimentos nas diferentes espécies de animais domésticos (não ruminantes e ruminantes)
2) PROCESSO DIGESTIVO: é o mecanismo através do qual o animal realiza a Digestão, Absorção e Metabolismo dos nutrientes do alimento ingerido.
Digestão: degradação das partículas dos alimentos em frações menores para permitir a absorção.
Absorção: mecanismo ativo ou passivo de entrada dos nutrientes do lúmen do trato digestivo para dentro do organismo do animal.
Metabolismo: processamento dos nutrientes absorvidos para retirada de energia e síntese de substâncias essenciais para a célula.
3) DIGESTÃO:
Forças mecânicas (mastigação, contrações musculares);
Fermentação microbiana no pré-estômago (rúmen-retículo);
Ação química do ácido clorídrico (HCI) e enzimática no estômago (abomaso) e intestino delgado;
Atividade fermentativa microbiana no intestino grosso (ceco, cólon)
4) PROCESSO DIGESTIVO EM RUMINANTES:
O Sistema digestório dos ruminantes (poligástricos) possui dois compartimentos para a atividade fermentativa microbiana (rúmen-reticulo) e um compartimento de transição (omaso) que antecedem o compartimento gástrico propriamente dito (abomaso) onde ocorre digestão gástrica, isto é, um estômago composto. Ex: bovinos, ovinos e caprinos.
Pré-estômagos: rúmen, retículo, omaso. Alguns autores chamam os dois primeiros compartimentos do estômago de bovinos, rúmen e retículo, de proventrículo, considerando o fato que o alimento ingerido circula em ambos indistintamente e que ambos têm função semelhante.
Estômago verdadeiro ou glandular: abomaso.
Devido à fermentação microbiana dos alimentos ingeridos nos pré-estômagos, os ruminantes são capazes de utilizar eficientemente os alimentos ricos em fibra.
5) PARTES COMPONENTES DO SISTEMA