Os benefícios da esperança no contexto organizacional
Os líderes são os grandes geradores de esperança em uma organização. E sabe por quê? Porque a influência do líder é o que alimenta a força multiplicadora de um time. Mas, por que a esperança é algo tão relevante para uma empresa?
Porque ela é um estado positivo e motivacional que contribui para que líderes e liderados utilizem a energia requisitada e necessária para atingir os objetivos organizacionais. A esperança é um dos componentes do capital psicológico positivo que atua como um indicador do sucesso sustentado de indivíduos e empresas.
A ótima notícia é que esperança pode ser aprendida e potencializada. Veja abaixo algumas dicas importantes que exploram os três componentes básicos da esperança: objetivos relevantes, desafiadores e atingíveis; pensamento direcionado para caminhos e pensamento voltado para a ação.
Ancore a esperança a objetivos concretos: aplique o conceito dos stretch goals, isto é, objetivos que levam a pessoa a sair de sua zona de conforto e expandir um pouco mais suas habilidades e padrões mentais - bem como o seu horizonte de expectativas. Esses objetivos devem:
- Ser de aproximação, e não de afastamento.
- Proporcionar oportunidades de crescimento e de reconhecimento.
- Permitir o alinhamento entre os resultados profissionais que a pessoa espera obter e os resultados que a organização necessita alcançar.
O líder deve se perguntar:
- De que modo os objetivos da equipe estão sendo estabelecidos?
- Como ele pode adequar os objetivos aos critérios expostos?
- Que novos objetivos podem ser estabelecidos para o time de maneira a contribuir para a elevação da esperança? Garanta a viabilidade: desenvolva uma mentalidade orientada para objetivos como um fator crucial para fortalecer a capacidade de ter esperança. Contudo, objetivos que se mostram inviáveis ou que são por algum motivo adiados ou "abandonados" no meio do caminho produzem o efeito oposto, isto é, reduzem a esperança em vez de