Motivação
MOTIVAÇÂO COMPROMETIMENTO
Altamente instável Mais duradouro
Menos poder preditivo Multiplos focos: conflito “mão dupla”: relação indivíduo- contexto
Quadro 3: Diferenças entre Motivação e Comprometimento
Fonte: Daniela Moscon, 2009..
O comprometimento é o significado de adesão, forte engajamento ou envolvimento com diversos aspectos do contexto de trabalho, o desejo de permanecer como membro, identificação com a causa ou qualquer outro objeto.
Segundo Fink, podemos encontrar vários tipos de colaboradores em uma organização, são comuns:
1- Apáticos- “madeira morta”- não tem interesse e preocupação. Ausente de qualquer contribuição seja em sugestões ou iniciativas.
2- Insatisfeito- Esperança não é comungada. Não demonstram desejos ou expectativas. Importam-se, ainda, para mudar a situação, dando a voz ao seu descontentamento. Grande chance de desligamento da empresa ou a tornaram-se apáticos.
3- Obediente- Realiza o que for estritamente o necessário para manter-se na situação ou no emprego. Estilo soldado de guerra, pouco interesse em tornar a empresa melhor. Sem iniciativa.
4- Leal- Acredita que pode mudar, contribuir com a organização, preocupa-se com a organização. Nem sempre a lealdade está associado a pensamentos criativos, independente e proporciona a auto-iniciativa.
5- Motivado – Satisfeito com a situação atual e os benefícios ofertados. O sentimento pode ser temporário. Maior preocupação com o sucesso pessoal do que com a organização e procura por ofertas melhores.
6- Comprometido- A subjetividade o atrai, a razão do trabalho, o que proporciona as pessoas envolvidas, a consciência da função. Ético, consciente, leal e motivado. A satisfação está diretamente ligado a subjetividade do que os benefícios financeiros. A identificação com os objetivos e