OS BENEFÍCIOS DA DANÇA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Renata Braga Coutinho
RA nº 912214886 email: re.coutinh@ig.com.br
RESUMO: O artigo tem como objetivo principal refletir sobre a importância da dança na escola, como instrumento de socialização, para a formação de cidadãos críticos, participativos e responsáveis. A dança sendo uma expressão corporal possibilitará aos alunos à descoberta da sua linguagem corporal, que contribuirá para o processo ensino aprendizagem.
Palavras-chave: Ensino Fundamental. Dança. Professor.
INTRODUÇÃO
A educação passa nos últimos anos por diversas mudanças. Deixamos para trás uma visão fragmentada e autoritária de educação, almejando uma educação fundamentada na diversidade, na interação e nas relações humanas, em busca da aprendizagem facilitada, consciente e agradável. A dança é abordada, neste contexto, como uma das formas auxiliares, na obtenção de uma educação integral.
A dança é um tema amplo e complexo, aqui será abordado enquanto conhecimento, onde serão enfatizados seus aspectos pedagógicos, considerando os benefícios no desenvolvimento infantil e sua inserção na escola.
Ao observarmos diversas crianças, percebemos a necessidade de se trabalhar a autoestima, os valores humanos e o respeito ao corpo.
Como admiradora e praticante da referida arte, propus a realização deste estudo, buscando referências teóricas e bibliográficas que comprovassem os benefícios da dança ao desenvolvimento infantil. Sendo assim o tema em questão se apresenta da seguinte forma:
Quais os benefícios da dança para a educação das crianças no Ensino Fundamental?
O desenvolvimento do trabalho aborda o tema corpo e movimento primeiramente enfatizando seus aspectos bibliográficos e logo em seguida educacionais, por meio de informações extraídas da bibliografia pesquisada. Num segundo momento serão considerados os PCNs de Artes nas séries do Ensino Fundamental.
.
1. Corpo e