os astecas
O Império Inca englobava as regiões do Peru, Equador, Bolívia e norte de Argentina e Chile A religião Os Grandes deuses dos incas eram as forças da natureza, principalmente o Sol (Inti) e a Lua (Quilla). Sobre todos eles reinava Viracocha, o Criador, que era o pai e a mãe do Sol e da Lua. Os incas acreditavam que o Criador era quem dirigia o destino e os planos invisíveis. Eram muito supersticiosos. Acreditavam que muitos locais e objetos estranhos eram habitados por forças sobrenaturais, chamados huacas. Os sacrifícios religiosos faziam parte das celebrações. Sacrificavam lhamas, porquinhos-da-índia e vítimas humanas nos templos importantes.
O sistema de numeração inca um sistema de cordas – os quipus - para registro alfanumérico, usados nos séculos XV e XVI para reunir suas informações e resolver problemas numéricos.
Linguagem inca O língua quíchua surgiu bem antes da época do Império Inca, qu adotou a mesma como oficial da administração. Ainda é falado hoje, na forma de vários dialetos, por cerca de 10 milhões de pessoas.
O calendário inca Os astrônomos incas desenvolveram um calendário baseado nas observações solares que dividia o ano em 12 meses e 365 dias. Cada mês, com 30 dias, tinha o seu próprio festival, relacionados às colheitas.
O governo inca O Governo Inca era governado pelo Sapa Inca, era considerado um DEUS da Terra. A sociedade era formada por Nobres (governantes, chefes militares, juízes e sacerdotes), camada média ( funcionários públicos e trabalhadores especializados) e classe mais baixa (artesãos e os camponeses). Esta última camada pagava altos tributos ao rei em mercadorias ou com trabalhos em obras públicas.
Culinária inca A comida inca consistia principalmente de vegetais, pães, bolos, mingaus de cereais (notadamente de milho ou aveia), e carne (assados ou guisados), comumente de caititus (porcos selvagens) e de