Os aspectos psicológicos da aprendizagem no espaço escolar
Priscila Pinho de Azevedo Oliveira
Prof.ª Tutor externo: Ana Paula de Oliveira Moraes Soto
Centro Universitário Leonardo da Vinci – Uniasselvi
Licenciatura em Pedagogia (PED 0383) – Psicologia da Educação e Aprendizagem
09/11/2011
RESUMO
A psicologia escolar vinha se caracterizando pela individualização dos problemas ocorridos no processo de ensino-aprendizagem, desconsiderando todos os outros fatores como o social e o escolar. Para evitar diagnósticos imprecisos, os psicólogos escolares mudaram a maneira de olhar os aspectos psicológicos da aprendizagem de maneira individualista e passaram a observar de maneira coletiva. Na análise efetuada a partir de dados coletados de vários artigos, livros e internet, os resultados nos levam a repensar na qualidade de escola que tem sido oferecida aos que dela se utilizam. Com isso podemos concluir que os problemas de aprendizagem estão muito mais além da individualidade.
Palavras-chave: Psicologia Escolar. Psicólogos Escolares. Problemas de Aprendizagem.
1 INTRODUÇÃO
Devido ao surgimento de problemas de aprendizagem no espaço escolar, o número de psicólogos que passaram a trabalhar nesse espaço aumentou. Sendo que, inicialmente era feito um trabalho clínico por esses profissionais, assim as soluções para os problemas de aprendizagem eram buscadas no individual. De uma maneira mais investigativa e crítica, modificaram a maneira de encontrar respostas para tais problemas que antes eram buscadas somente internamente, mas agora também são buscadas externamente.
O objetivo desse artigo não é negar que não existam dificuldades de aprendizagem devido a problemas internos do indivíduo, mas que não venhamos desconsiderar os altos índices de repetências, evasão escolar, a diferença visível entre o ensino público e o ensino privado.
Para compreendermos melhor este artigo, primeiramente