Os alimentos na nutrição animal
A alimentação tem por objetivo traduzir a necessidade dos nutrientes em habitos alimentares reais, como formular rações e regimes alimentares.
Assim, a alimentação dos organismos animais exigem a associação de diversos alimentos em uma ração, ou seja asssociação dos diferentes nutrientes que são necessarios para a dieta. Dessa forma, o valor de um alimento é baseado no seu teor de nutrientes constituintes.
Os alimentos são constituidos por duas fases, agua e matéria seca. Sendo que dentro da matéria seca, encontram-se minerais e os nutrientes organicos. Dessa forma o teor nutritivo dos alimentos esta relacionado diretamente com o seu teor de matéria seca.
Enfim, o manejo correto dos nutrientes dentro das dietas alimentares dos animais, assim como o aproveitamento maximo desses nutrientes mediante a um estudo da digestibilidade, absorção e metabolismo é a forma principal de conduzir um manejo adequado visando produção. Proteinas, Carbroidratos, Lipideos, Minerais, Vitaminas e Agua são componentes basicos das dietas alimentares dos animais, e devem ser manejados de forma correta para se realizar a nutrição correta dos animais.
Proteínas A propria palavra proteína-Composta por duas partículas gregas: o prefixo proteu, nome do semideus da mitologia capaz de assumir diversas formas, e o sufixo ina, que significa “natureza de” – já traduz a versatilidade dessa classe de substancias. Ou seja, o nome proteína vem bem a calhar para um grupo de substancias que têm a “natureza proteus”, isto é, que têm a capacidade de desenpenhar variadas funções.
As proteínas são polímeros cujas unidades constituintes fundamentais são os aminoácidos. Os aminoácidos, por sua vez, são moléculas orgânicas as quais possuem ligadas ao mesmo átomo de carbono (denominado de carbono α) um átomo de hidrogênio, um grupo amina, um grupo carboxília e uma cadeia lateral “R” característica para cada aminoácido. Essa