Os acordos MEC-USAID
2. Atuar sobre o processo escolar em nível de microssistema, no sentido de “melhorarem” conteúdos, métodos e técnicas de ensino.
3. Atuar diretamente sobre as instituições escolares, no sentido de conseguir delas uma “ função mais eficaz para o desenvolvimento.
4. Modernizar meios de comunicação de massas, com vistas á melhoria da “informação nos domínios da educação extra-escolar. 5. Reforçar o ensino superior, “ com vista ao desenvolvimento nacional”.
Concepção de Rudolfh Atcon
“... A explosão demográfica, o surgimento de vastas populações sem conhecimentos gerais e sem autodisciplina, a duiluição da qualidade acadêmica que só se mantinha quando os números eram inexpressivos,(grifos nossos) nos levam a reconhecer que nossa época, forçosamente, exige novos mecanismo para conseguir os mesmos antigos fins de uma real educação”
a) Níveis: primário, médio, e superior;
b) Ramos: acadêmico e profissional (com ênfase no primeiro)
c) Funcionamento:
1. reestruturação administrativa;
2. planejamento;
3. treimanento de pessoal docente e técnico
d) Controle do conteúdo geral do ensino através do controle de publicação e distribuição de livros técnicos e didáticos.
1.
Fornecimento de ajuda financeira sob a forma de pagamento de serviços aos assessores americanos, bolsas de treinamento de brasileiros nos Estados Unidos, e em alguns casos, financiamento para realização de experiências-piloto de treinamento pessoal.
2.
Fornecimento de pessoal técnico americano para prestação de assessoria técnica, assessoria de planejamento e proposição de programas de pesquisas.
3.
Financiamento, sob a responsabilidade do MEC, das despesas de alojamento