luis xiv
Análise dos acordos MEC-USAID
Angélica Naves Reis
RA:
Viviane Lemos
RA: 6008827
3º SEMESTRE
PROFESSORA: Maria Cecília
2013
Introdução
O Mec-Usaid nada mais é do que do que um verdadeiro imperialismo, através do condicionamento das gerações, que nos foi imposto pelo imperialismo, é histórico e muito recorrente, entre as nações que tema pretensão de conquistar e dominar outros povos.
A série de acordos realizados entre o ministério da educação ( MEC) e a United States Angency for International Development ( USAID ), que foi assinado durante o período do regime militar nacional, isso é de 1964 a 1968 e alguns que tiveram vigência até 1971.
Não podemos negar que o regime militar, sem sombra de dúvida foi um retrocesso da democracia em nosso país, lógico que salves as exceções que o retrocesso só correu para aqueles que saíram para as ruas para brigar pelos direito que foram privados. Pois para aqueles que simplesmente seguiram suas vidas, sem entender ao certo o que estava acontecendo foi um verdadeiro progresso, pois neste mesmo período, tivemos a criação de coisas que vieram para facilitar a vida da população.
Esse facilidade consistiu com a criação do Banco Nacional de Habitação (BNH), criação da poupança obrigatória, o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), este período ficou conhecido como “o milagre econômico”, que de maneira geral visa desenvolvimento a fim de transformar o país em uma grande nação. É fundamental compreender todas as transformações educacionais que os ideológicos militares pretendiam implantar no país
A reforma do sistema educacional, que se pretendia durante o governo militar, visava sobretudo, submeter o ensino ao capitalismo, representando abertamente as intenções da burguesia. Essa reforma visa mudar os cursos primários (5 anos) e ginasial (4 anos) foram fundidos, se chamando primeiro grau, com 8 de duração, o curso científico fundido com o clássico