• Os 8 P’s do Marketing de Serviços
Durante muito tempo os 4 Ps do Marketing foram associados a produtos e bens intangíveis. Mas, devido à peculiaridade deste tipo de produto, foram acrescentados outros 3 Ps para “adaptar” o Marketing Mix aos serviços. Assim, além de Produto, Preço, Praça e Promoção, surgiram; Processos, Pessoas e Evidências Física (Phisical Evidences). Mas algo ainda faltava para complementar o composto de Marketing para serviços. A inclusão de um oitavo P, Produtividade e Qualidade, veio consolidar os 8 Ps do Marketing de Serviços como os conhecemos atualmente.
Os 8 Ps definem as seguintes variáveis e características:
Elementos de produto (Product Elements) – o Core Business. O |Serviço em si, chamado de núcleo e os demais elementos periféricos de serviços, como os serviços complementares e suplementares. Determina o “todo” que é entregue ao cliente. Seja apenas intangível ou a soma de bens tangíveis mais intangíveis. É o centro da estratégia de marketing da companhia.
Processo (Process) - o meio pelo qual a empresa fornece elementos de produto. Parte do processo pode ser feito à frente do cliente, como por exemplo um tratamento dentário, uma tatuagem e parte pode ser feito em locais onde o cliente não tem acesso. Em alguns casos podem ocorrer ambos. Dessa forma denominamos o que acontece às vistas do cliente de Font Office e ao que o cliente não vê de back Office. Dessa forma, toda a preparação de um Show e os seus bastidores estariam no Back Office e, a apresentação em si, no Front Office.
Lugar e tempo (Place and Time) – Ao contrário dos bens tangíveis, os serviços tem hora e local para acontecer. Um show será exibido dia tal a tal horas em tal lugar. De nada adiantará o espectador tentar assistir em outro dia e outro local.
Preço (Price)- Preço da forma tradicional (Valor da matéria prima, acrescida de mão de obra, custos adicionais, impostos e lucro) é apenas uma parcela pequena daquilo que os clientes