Marketing
O Marketing é uma área da administração que abrange as técnicas de distribuição e vendas de produtos visando a satisfação do cliente e o lucro da empresa. O marketing foca no mercado, estudando suas variações e o papel da empresa nesse contexto. O planejamento de marketing permite que a empresa não tenha gastos desnecessários, pois as ações são todas voltadas aos desejos e necessidades dos clientes, atuando com base em informações concretas e selecionando as condições que trazem maiores lucros e menores riscos.
Na década de 60 o professor Jerome Mc Carthy formulou os 4 P’s do Mix de Marketing: Place, Price, Promotion and Product, na tradução, Praça, Preço, Promoção e Produto.
Praça é o local onde o produto será distribuído. Pode ser divida em regiões principais e secundárias e engloba os fatores de logística de mercado (estoque, transporte e armazenagem) e canais de distribuição (pontos de venda), incluindo as relações com esses canais.
O Preço “Envolve todos os desembolsos incorridos pelos consumidores em troca dos benefícios do produto”. (LOVELOCK; WIRTZ, 2006). Esse elemento inclui muitas variáveis entre o custo do produto e o preço final ao consumidor, passando por descontos e valores de venda para os canais de distribuição. É definido também de acordo com o nível definido pela empresa: baixo, médio, alto ou luxo.
Promoção é a comunicação da empresa. Tem o objetivo de fazer o produto oferecido pela empresa ser conhecido e desejado pelos clientes, mas não se limita a informar a existência do produto. Procura levar o consumidor a realmente adquirir esse produto, satisfazendo o consumidor e a empresa.
O Produto é o objeto oferecido no mercado para satisfazer as necessidades e desejos dos clientes. É em torno dele que giram todos os outros P’s de Marketing. O Mix de Produto abrange os componentes físicos do produto como design, cor e embalagem; os componentes integrantes, como marca e imagem; e os componentes complementares,