resenha
Por: ROSANE BATISTA DA SILVA
Resumo
– Este capitulo trata-se do Preconceito, Estereotipo e discriminação – Amália Raquel Pérez-Nebra & Jaqueline Gomes de Jesus . O preconceito é o ato de ter uma opinião contrária sobre determinado assunto sem antes conhecê-lo. A grande razão para ocorrer o preconceito, é que existem pessoas que se julgam superiores as outras, não usam o bom senso e resumem que a sua opinião será sempre a mais importante.
Texto
È difícil falar em preconceito no Brasil que é uma sociedade formada por varias raças e miscigenações. No dia a dia do Brasil não se conhece o preconceito este assunto é desviado nas casas, escolas e mais diversos ambientes sociais. Ele aparece em manifestações sutis tão aceitas que não paramos para refletir sobre o tema. (Fiske e Taylor,2008).
Os pensamentos negativos levam a uma comportamento predisposto de esquivamento. Desta forma pode se entender o preconceito como uma atitude negativa que o individuo está predisposto a sentir em relação a determinado grupo, objeto, etc.
Segundo Allport(1954) o preconceito é o resultado das frustrações das pessoas, que em determinadas circunstâncias podem se transformar em raiva e hostilidade. As pessoas que se sentem exploradas e oprimidas freqüentemente não podem manifestar sua raiva contra um alvo identificável ou adequado; assim, deslocam sua hostilidade para aqueles que estão ainda mais “baixo”na escala social. O resultado é o preconceito e a discriminação.
Já, para Adorno(1950) a fonte do preconceito é uma personalidade autoritária ou intolerante. Pessoas autoritárias tendem a ser rigidamente convencionais. Partidárias do seguimento às normas e do respeito à tradição, elas são hostis com aqueles que desafiam as regras sociais. Respeitam a autoridade e submetem-se a ela, bem como se preocupam com o poder da