Marketing
A base para vendas em uma empresa é o Marketing, desta forma, para iniciarmos este projeto, precisamos primeiramente fundamentá-lo, explorar sua importância, sua utilização e como ele auxilia as organizações impulsionando suas vendas.
Segundo Ries e Trout (1990) marketing é a estratégia da atividade comercial. Os autores apresentam o argumento de que tanto no marketing, como na guerra, uma exploração rápida da tática é a estratégia mais segura.
1.1. Definição de Marketing
Segundo Richers (2000, p. 04), a definição de Marketing nos Estados Unidos passou por diversas fases, havendo épocas em que se concentravam nos aspectos legais como o simples processo de compra e venda, em outras a ênfase estava voltada para a distribuição.
Durante muito tempo, a definição que prevalecia foi a elaborada pela Associação Americana de Marketing (AMA), na qual definia a área como todas as atividades envolvendo o fluxo de bens e serviços entre o produtor e o consumidor.
Porém, diante das críticas da época, esta definição também não resistiu, dando lugar então a uma interpretação mais ampla, que voltava-se para dois principais aspectos: a responsabilidade das funções administrativas no processo de marketing dentro da empresa, e a abordagem sistêmica, que preocupava-se com uma ordenada integração dos participantes do processo mercadológico.
Em conseqüência dos movimentos consumidores mundiais da época, a mais recente modificação conceitual de marketing passou a ter aplicação e utilidade não apenas na atuação de empresas privadas, ampliando-se para abranger as atividades de organizações que não necessariamente visam o lucro financeiro (como igrejas, hospitais ou partidos políticos).
O autor, focando o marketing como: “aquele que procura prestar serviços à empresa, para que esta possa penetrar a fundo no mercado e, em última análise, fortalecer sua imagem e vender mais”, o define de forma simples: “a intenção de entender e atender o mercado.”
3