Os 8 tipos de disperdícios
Você deverá ir para uma área específica da fábrica, setor de serviços, comércio, etc.. Sua tarefa é observar e escrever (ou desenhar) nos espaços algo que represente cada tipo de desperdício.
Excesso de Produção
No escritório em que trabalho, representamos uma fábrica na qual a sua matéria prima é o plástico. Ela oferece produtos como plásticos, laminados, filme liso/impresso, sacolas lisas/ personalizadas, copos, saco de lixo e etc. Uma das empresas que representamos ela trabalha com uma grande produção de papel higiênico, guardanapos e papel toalha e solicita por semana na base de 1250 kg a 2500 Kg de filme liso ou impresso para a produção de cada item e marca que ela trabalha, calculando na base 10 a 20 itens por semana, mas a fábrica no lugar de produzir o solicitado produz na base 15% a 20% a mais que o pedido solicitado e infelizmente muitas vezes essa fabricação excessiva acaba não sendo utilizado, uma que a empresa que compra geralmente muda o layout de fabricação, colocando promoção variada, aumentando ou diminuindo o tamanho das embalagens, etc. Ocasionado então perda dos itens produzidos e estocados na fábrica.
Estoque
Como a matéria prima é o plástico, na produção de sacolas e sacos de lixo, muitas vezes é adicionado Oxi (Oxi-biodegradável), na onde o plástico se deteriora muito rápido, e com a fabricação excessiva, são obrigados a estocar este produto (produzem bastantes sacolas e saco de lixo, pois são vendidos a maioria por atacado). Quando chega o pedido do cliente para um determinado item, quando vão separar os produtos solicitados se deparam muitas vezes com os produtos danificados, desgastados e às vezes deteriorando totalmente e claro tendo que produzir mais e gerando prejuízo também.
Espera
O que mais atrapalha na hora da fabricação de um determinado produto é o tempo de espera. Como eles fornecem produtos para muitas empresas às vezes acaba congestionando a produção dos itens