Conhecendo a Industria do Petróleo e Gás
SESI – Serviço Social da Indústria
SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Conhecendo a Indústria do Petróleo e Gás
Aline Borges Pires
Camilo Labre da Costa
Raphael Cesar Freitas Correa
Vitor Santos de Oliveira
Macaé, março de 2014
Resumo
Neste trabalho será apresentado a história do petróleo no Brasil e no mundo e como a Indústria de Petróleo e Gás, em suas atividades, demanda os serviços de extração e produção do petróleo e seus derivados, os equipamentos utilizados, a forma que sua disputa mudou a economia mundial e como esse processo está pautado na legislação e os possíveis impactos ambientais que isso pode causar.
Introdução
Este trabalho tem como finalidade expor que o petróleo é um recurso natural e que sua origem tem cerca de seis mil anos.
A formação do petróleo ocorre a partir da decomposição não oxidante de matéria orgânica armazenada em sedimentos. Esse processo é resultado da transformação da matéria sob a influência do calor proveniente do interior da Terra. Para extraí-lo é necessário a perfuração de poços, onde o petróleo jorrará por força da pressão dos gases, mas quando essa pressão não é suficiente, o petróleo terá de ser bombeado.
Após ser extraído, o petróleo cru é transportado para a refiaria, onde sofrerá transformações que resultarão nos seus subprodutos.
Apesar de impulsionarem a economia do país, as indústrias de petróleo e gás desenvolvem atividades que oferecem altos riscos ao meio ambiente. Por isso elas seguem normas e são fiscalizadas ostensivamente por órgãos federais.
1. História do Petróleo
Existem várias teorias sobre a origem do petróleo, porém, a mais aceita é que ele surgiu através de restos orgânicos de animais e vegetais depositados no fundo de lagos e mares, que sofreram transformações