Os 30 Gloriosos - Fatores de crescimento
História B-11º Mód. 5
A PROSPERIDADE ECONÓMICA DO MUNDO CAPITALISTA E A SOCIEDADE DE CONSUMO
Emergente de um longo período de depressão e de guerra, o mundo capitalista conheceu, entre
1945 e 1973, um tempo de crescimento económico sem precedentes, tão espantoso quanto surpreendente. Os "trinta gloriosos"
"Trinta gloriosos" foi a expressão encontrada pelo economista francês Jean Fourastié, e que acabou por se tornar corrente, para identificar aqueles cerca de 30 anos da História do século XX.
Tratou-se, efetivamente, de um tempo de crescimento acelerado da economia com origem nos
Estados Unidos e que se estendeu aos restantes países do bloco capitalista, à medida que se consolidavam as suas políticas de apoio à reconstrução dos países destruídos pela guerra.
São manifestações deste fortíssimo crescimento económico: o o
o
o
o aumento espantoso da produção mundial de bens e serviços. Em média, o Produto
Nacional Bruto (PNB) mundial mais que triplicou (por PNB entende-se o valor da totalidade de bens e serviços produzidos anualmente num determinado Estado, incluindo o saldo da balança comercial); a produtividade agrícola quadruplicou, graças às novidades conseguidas nas técnicas de exploração da terra, apesar de a mão de obra rural ter diminuído em consequência do recurso à mecanização cada vez mais intensiva; a produção de energia (eletricidade, petróleo e gás natural) e a produção industrial de bens de consumo duradouros, como automóveis e eletrodomésticos, viriam o seu crescimento multiplicado por dez. Vive-se um tempo de sensacionais progressos tecnológicos, patentes no desenvolvimento da aviação comercial, da astronáutica, da indústria eletrónica e das telecomunicações, da informática e da robótica, mas que também se refletem na modernização dos setores tradicionais, como a indústria siderúgica e metalomecânica, a indústria petroquímica, construção naval, construção civil e transportes;
a