Os 21 Principios
Como é que certas pessoas são incrivelmente persuasivas? Conseguiremos todos ter essa capacidade? Depois de estudar muitos influenciadores políticos, sociais, de negócios, e líderes religiosos, e tentar inúmeras técnicas em mim mesmo, estas são as 21 lições críticas que identifiquei nas pessoas persuasivas.
Esta é uma visão geral de uma talk que dei a milhares de empreendedores desde há uns anos para cá, denominada por “Como Persuadir Pessoas“.
O Básico
1. Persuasão não é manipulação
Manipulação é a coerção através da força de arranjar alguém para fazer algo que não é do seu próprio interesse. Persuasão é a arte de levar as pessoas a fazer as coisas que são do seu próprio interesse, que também beneficiem a si..
2. Persuadir o persuadível
Toda a gente pode ser persuadida, dando o timing e contexto certo, mas não necessariamente no curto prazo. As campanhas políticas concentram o seu tempo e dinheiro num pequeno conjunto de eleitores indecisos que decidem eleições. O primeiro passo da persuasão é sempre identificar as pessoas que num determinado momento são persuadíveis para o seu ponto de vista e concentrar a sua energia e atenção sobre eles.
3. Contexto e timing
Os blocos básicos de construção da persuasão são o contexto e o momento. O contexto cria um padrão relativo do que é aceitável. Por exemplo, a Experiência do Prisioneiro de Stanford provou que os alunos que mais objetivos atingiam poderiam ser moldados como guardas prisionais ditatoriais. O tempo dita o que queremos dos outros e da vida. Nós escolhemos casar com uma pessoa que hoje é diferente do que era quando a conhecemos porque queremos mudanças.
4. Tem que estar interessado em ser persuadido
Nunca poderá convencer alguém que não está interessado em ouvir o que está a dizer. Estamos todos mais interessados em nós mesmos, e passamos a maior parte do nosso tempo a pensar em dinheiro, amor ou saúde. A primeira arte da persuasão a aprender é falar com as pessoas de forma