Glossario de Sociologia Parte 1
2.Acumulação flexívelou Toyotismo, é um modo de produção que sucedeu o Fordismo a partir da década de 1970. O Toyotismo é caracterizado por romper com o padrão fordista de produção em massa, que se destacava pela estocagem máxima de matérias-primas e de produtos maquinofaturados.
3. Trabalho Alienado / Alienação do trabalho: condição do trabalhador que, à semelhança de uma peça de engrenagem, integra a estrutura de uma unidade de produção sem ter nenhum poder de decisão sobre sua própria atividade nem direitos sobre o que produz.
4.Artesão: é um profissional que fabrica produtos através de um processo manual ou com auxílio de ferramentas. Sua profissão usualmente requer algum tipo de habilidade ou conhecimento especializado na sua prática.
5.Assalariado Pago ou remunerado com salário.Empregado que recebe salário mínimo, sendo um ou mais.
6.Automação: Sistema pelo qual os mecanismos controlam o seu próprio funcionamento, com a mínima interferência humana.
7.Camponeses: indivíduos que se dedicam às atividades rurais, notadamente à produção em base familiar, muitas vezes em economia de subsistência, com autonomia total ou parcial na gestão da propriedade, sendo geralmente proprietários dos instrumentos de trabalho e detentores (em parte ou na totalidade) dos frutos do seu trabalho.
8.Capital: Riqueza, bens ou valores acumulados; cabedal. Dinheiro aplicado numa empresa por seus proprietários. Conjunto de bens produzidos pelo homem e que participam da produção de outros bens.
9.Capitalismo: é uma doutrina que tem como finalidade o acúmulo de capital através do trabalho assalariado.
10. Carga horária de trabalho:é o período diário durante o qual o trabalhador está a disposição da sua empresa, e faz parte do Direito do trabalho. Cada país possui sua própria regulamentação para a quantidade de horas na jornada de