Os 10 mandamentos da economia
Curso: Direito Noturno – 2/2014
Aluno: Flávio Cardoso de Ávila Matricula: 1421010011
Disciplina: Economia
Prof.: Waleska Monteiro
Trabalho 01
Assunto: Resumo dos Princípios da Economia
Princípio 01: As pessoas enfrentam tradeoffs
Definida no provérbio “nada é de graça”, significa uma situação de escolha conflitante, ou seja, para se conseguir algo que deseja, deve-se abrir mão de alguma outra coisa.
Princípio 02: Custo de oportunidade
Como as pessoas enfrentam tradeoffs, a tomada de decisões exige comparar os custos e benefícios de possibilidades alternativas de ação. Portanto, o custo de alguma coisa é aquilo que você desiste para obtê-la.
Princípio 03: Pessoas racionais pensam na margem
Uma vez que a margem leva a pressuposição de extremos, ou seja, um mínimo e um máximo. Ajustes dentro na margem entre esses extremos são oque geralmente as pessoas fazem.
Princípio 04: Pessoas respondem a incentivos
Somos levados a mudar nossas decisões devidos a comparação de custos e benefícios gerados, uma vez que sempre tendemos para o lado de maior benefício.
Princípio 05: O comércio pode melhorar a situação de todos
A concorrência gerada pelo comércio de bens do mesmo tipo, traz benefício a todos, pois, o comércio permite que os concorrentes se especializem no que fazem melhor e desenvolvam suas produções tornando os bens melhores e mais baratos.
Princípio 06: Os mercados são, em geral, uma boa forma de organizar a atividade econômica
Na economia de mercado, as empresas e famílias decidem o que produzir e o que comprar, tornando os outros princípios da economia ativos.
Princípio 07: Os governos podem às vezes melhorar os resultados do mercado
O governo geralmente intervém no mercado por dois motivos: promover a eficiência e promover a equidade. Em geral, utiliza desse meio para sanar falhas dos mercados.
Princípio 08: O padrão de vida de um país depende de sua