celebrações
Localidade: Sede
Denominação: Carnaval
Categoria: Celebração
Entrevistados: Darlene (Chefe da Divisão de Cultura do município, não há uma Secretaria de Cultura)
Localidades envolvidas: Morro do Pilar
Periodicidade: Anual, festa móvel
Espaços relacionados: festa de rua, acontece no centro da cidade
Organizadores/responsáveis: Prefeitura Municipal, a festa do Carnaval foi organizada com a reunião de esforços de duas secretarias: a de Turismo e Cultura e a de Esportes, Lazer e Eventos.
Histórico: Apesar de não saber precisar a data, Darlene diz que antigamente o Carnaval não acontecia na rua. Primeiro acontecia nas casas de baile. Depois passou a acontecer no salão do José Jorge, que não existe mais. A festa passou a ser comemorada no salão da ACR associação cultural recreativa. A grande mudança veio com o prefeito Clerio, que fez o primeiro carnaval de rua (e também criou o Forró do Povo em 1986).
Recursos: exclusivamente públicos, da Prefeitura
Descrição da Celebração/forma de expressão: No primeiro dia de carnaval, sexta-feira, o som é mecânico, com DJ. A partir do sábado e até a terça-feira, a festa é animada por bandas ao vivo. A festa acontece no centro da cidade, perto da Igreja matriz, onde é armado um palco.
Barracas de comida são instaladas na cidade. No começo do carnaval de rua, as barracas eram de palha e foram feitas pela prefeitura.
Num segundo momento, a prefeitura passou a alugar barracas de lona, mas a maioria das pessoas que recebiam a concessão de trabalhar nas barracas era de fora: BH, Pedro Leopoldo, Vespasiano. Este ano 99% das barracas foram concedidas a moradores de Morro do Pilar e a prefeitura não cobrou pela concessão/aluguel das barracas. Foi feita a exigência de uso de material higiênico e a Vigilância Sanitária atuou todos os dias.
Este ano a banda local tocou marchinhas.
No domingo tem a tradicional Banda Mole, com os homens vestidos de mulher.
Também a partir da nova gestão