OS 07 ERROS DE EIKE BATISTA NA QUEDA DO GRUPO EBX
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO
MBA EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS
RONALDO MOREIRA BORGES DE CARVALHO
OS 07 ERROS DE EIKE BATISTA NA QUEDA DO GRUPO EBX
VITÓRIA
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 OBJETIVO 4
3 ANÁLISE SWOT (FOFA) 5
3.1 FATORES DO AMBIENTE EXTERNO 5
3.2 FATORES DO AMBIENTE INTERNO 6
4 MATRIZ DE CORRELAÇÃO 7
5 PLANO DE AÇÃO 7
6 CONCLUSÃO 8
FIGURAS
Figura 1: Matriz de Correlação. 7
Figura 2: Plano de ação. 7
TABELAS
Tabela 1: Fatores do ambiente externo. 5
Tabela 2: Fatores do ambiente interno. 6
1 INTRODUÇÃO
Estudo de caso dos 07 erros de Eike Batista na queda do grupo EBX. Como executivos e empresários de qualquer setor podem aprender com a incrível ascensão e a fulminante queda de Eike Batista.
Grandes empresas não passam do sucesso ao fracasso do dia para noite. É por isso que a história do empresário brasileiro chama atenção. Nunca se viu queda tão rápida como a do grupo EBX, controlada por Eike. Sob a ótica de Collins, ele levou meses para percorrer etapas que, em situações normais, levariam décadas.
As empresas X foram desenhadas para atuar de maneira complementar nos setores de mineração, energia, petróleo, logística e construção naval. Todas partiram do zero e tinham data marcada para entregar resultados. O prazo chegou, mas o resultado não veio. Hoje, Eike acumula dividas, tem investimentos enormes a fazer e, pior, ninguém está disposto a financiá-lo.
Se casos de sucesso servem de inspiração, histórias como a de Eike Batista são um alerta para qualquer empresário e/ou executivo. Oferecem lições em áreas tão distintas, quanto estratégias de remuneração de executivos e jeito certo de diversificar negócios sem colocá-los em risco.
2 OBJETIVO
O estudo tem como objetivo responder as questões abaixo relacionadas com base nos dados constantes no artigo fornecido em sala de aula:
• Identificar 3 ameaças, oportunidades, forças e