Os 7 Erros de Eike Batista
Trabalho de Demonstração Financeira
Welinton Junior da Silva
5º semestre de Administração
O que aprender com Eike Batista / (Carta de EXAME) Revista Exame – 22/07/2013
Roberto Civita, criador de exame, costumava encorajar os mais jovens dizendo que os inevitáveis erros de percurso, se bem compreendidos, são só uma parada rumo ao acerto. “Não desista — e erre melhor da próxima vez”, dizia ele, com seu habitual otimismo. Seu ponto era mais profundo do que parece à primeira vista. Sociedades dinâmicas são, naturalmente, difíceis de interpretar. O risco é inerente a elas. E erros fazem parte do percurso de grandes homens e mulheres. Os empreendedores de sucesso não são os infalíveis, mas aqueles capazes de errar cada vez melhor — até produzir algo realmente transformador. Nesse sentido, a fantástica história do empresário Eike Batista encerra lições a todos os empresários e executivos do país. Eike contou desde sempre com a chama empreendedora de que o Brasil tanto precisa. Por isso, foi visto como modelo por milhares de brasileiros. Faltou- lhe, porém, a humildade necessária para tirar lições de seus muitos erros. E isso está custando caro — não só a ele, mas ao Brasil. A reportagem de capa desta edição joga luz nos tropeços de Eike para que eles sirvam de guia para outros empresários brasileiros. Precisamos, com urgência, de uma geração de empreendedores tão destemida quanto Eike — mas que prefira o difícil trabalho diário na construção de suas empresas ao brilho inebriante dos holofotes.
===============================================================
Os 7 erros de Eike
Histórias de sucesso inspiram. Histórias de fracasso ensinam. Como executivos e empresários de qualquer setor podem aprender com a incrível ascensão e a fulminante queda de Eike Batista?
Lucas Amorim e Roberta Paduan
Em seu livro Como as gigantes caem, o pesquisador americano Jim Coluns afirma que as grandes corporações passam por cinco estágios até