Orçamento
INSTITUTO SUPERIOR TUPY – IST
FELIPE FAGNER PADILHA CAMPELO
PLANEJAMENTO E CONTROLE DE OBRA: UM ESTUDO DEMONSTRATIVO SOBRE OS POSSÍVEIS ERROS NA ELABORAÇÃO DE UM ORÇAMENTO DE RESIDENCIAL UNIFAMILIAR.
Joinville
2013/04
2 Referencial Teórico
Com Base na pesquisa Bibliográfica, este capitulo abordara a definição do orçamento, a sua importância para as empresas construtoras, as metodologias existentes e os problemas encontrados para sua elaboração.
2.1. DEFINIÇÃO DE ORÇAMENTO
Existem varias definições sobre o que é um orçamento, para que serve e qual sua importância para com o planejamento e controle em geral.
Segundo a American Association of Cost Engineering-AACE, (2009 apud Cardoso, 2009, p.13)
A Engenharia de Custos pode ser definida como a área da prática da engenharia em que o julgamento e a experiência são utilizados na aplicação de técnicas e princípios científicos para o problema da estimativa de custo, controle do custo e lucro.
Na construção o orçamento recebe algumas características peculiares a área em questão, conforme Limmer (2008) " Um orçamento pode ser definido como a determinação dos gastos necessários para a realização de um projeto, de acordo com um plano de execução previamente estabelecido, gastos esses traduzidos em termos quantitativos".
É indiscutível para vários autores que o orçamento não serve apenas para realizar um comparativo entre custos teóricos e reais, o orçamento também possui varias funções assim como auxiliam outras mais, sendo assim utilizado pelos vários setores da empresa, também serve como cronograma e índices de consulta.
Conforme Padoveze (2004, p 128) um orçamento serve os seguintes propósitos:
a) O Orçamento após aprovado serve como meio de comparação e autorização de recursos para todos setores; b) Serve como método de estudo e planejamento da obra como na utilização de cronograma c) É utilizado como canal de informação e