Comunicação empresarial
(Afinal de contas quem é quem?)
Todas essas palavras são todas bem parecidas em seus significados e fazem parte de nossas vidas cotidianamente, afinal de contas, quem não quer ter poder sobre os outros??? Ora, não venha me dizer que nunca pensou nisso? Porque no fundo no fundo, em seus pensamentos você quis um dia ou em algum momento, PERSUADIR algumas pessoas, para que pensassem como você quer assim o mundo seria mais fácil pra você, ou pelo ou menos para o seu mundo. O fato é que todos nós em algumas situações de nossas vidas já utilizamos esses métodos, já precisamos ARGUMENTAR com alguém, tentamos CONVENCER, pessoas de que algumas coisas são certas e outras tantas são erradas, e queremos em muitas das vezes influencia-las a optar pelo o que é certo, segundo a nossa visão, livra-las do que pensamos ser o incorreto. Então vamos aos esclarecimentos:
Argumentar: Expor ideias para causar reflexão com fins de mudança de comportamento ou tomada de atitude!
Argumentos: propostas que levam o seu interlocutor a avaliar determinada questão.
Convencer: Vencer junto com o outro, de maneira racional, através de argumentos lógicos, ambas as partes entram em acordo. (com+você+vencer= convencer).
Persuadir: Utilizam-se argumentos emocionais, apela-se aos sentimentos, provocam-se sensações.
Influenciar: Causar uma ação no outro, convencendo ou persuadindo.
Manipular: Dominar independente de convencimento ou persuasão. Precisamos de argumentos para influenciar sem manipular, através de uma argumentação persuasiva e de convencimento.
1.
Por que aprender a argumentar?
A vivência social atualmente está com duas ordens de reflexão: uma é a expansão e o crescimento da sociedade e a outra é que sucumbidos pelo desestímulo educacional, restringidos as críticas da opinião pública , incisiva pela mídia, a vida termina sendo vivida procrastinando ou desaparecendo