Orçamento
“Centro de Equoterapia da UFMT” – PROCEV/CODEX/Edital PROEXT 2014
EQUOTERAPIA: CARACTERÍSTICAS DO CAVALO
IDEAL
¹Lisiane Pereira de Jesus (lisiane.jesus@ig.com.br); ²Michel Franklin Moura Prates (michelfmp@hotmail.com); 2Ivy da
Silva Corrêa (ivyvet@hotmail.com); 2Mariane Giordani Ferrari (marihferrari@hotmail.com)
¹ Coordenadora do Programa de Extensão/FAMEVZ/DZER; ²,Bolsistas do Programa de Extensão da UFMT– Edital PROEXT 2014
Introdução
Resultados
A Equoterapia é reconhecida como tratamento para pessoas de todas as idades, independentemente de sua necessidade. Sua prática proporciona sensação de independência, estimulando assim o relacionamento entre as pessoas melhorando a autoestima.
Objetivo
Este trabalho tem por objetivo descrever algumas características desejáveis em cavalos utilizados na
Equoterapia.
Metodologia
As atividades realizadas no Rancho Dourado utilizam quatro equinos adultos da raça Quarto de Milha, selecionados de acordo com o comportamento, temperamento, treinamento e estado de saúde. Os equinos são levados ao picadeiro onde fica a rampa e a plataforma que facilita o acesso dos praticantes aos seus respectivos co-terapeutas. As sessões consistem em uma caminhada ao ar livre com 30 minutos de duração, nas dependências do Rancho. Todas as reações e comportamentos dos praticantes são registradas para posterior análise. A avaliação das sessões são realizadas junto com a equipe das atividades multidisciplinares.
Resultados
Para a equoterapia não existe uma raça própria para este trabalho, e muito menos um cavalo perfeitamente ideal. Apenas algumas características básicas devem ser levadas em consideração quando for feita a escolha do animal. O cavalo utilizado para a terapia deve ser dócil, calmo, gostar da proximidade do ser humano, ter facilidade de aprendizagem e concentração nas atividades realizadas. É importante também que ele não