orçamento
PROFA. GLEICY KELLY CARVALHO
EMPREENDEDORISMO GOVERNAMENTAL
E NOVAS LIDERANÇAS NO SETOR PÚBLICO
Empreendedor na iniciativa privada é tido como uma pessoa que vê oportunidades, potencializa uma nova realidade através de mudanças.
Segundo Fernando Dolabela (2005), empreendedor “é alguém que sonha e busca transformar seu sonho em realidade”.
Ser empreendedor não é a mesma coisa que ser empresário. Empresário é o dono da empresa, e através dela busca gerar lucros. Empreendedor é a pessoa que está dis
posta a buscar novos horizontes em busca de oportunidades.
Existem muitas obras sobre o assunto, as definições do tema são as mais diversas sendo apresentados vários conceitos, mas a grande maioria converge no mesmo ponto, a inovação, aliada a força de vontade, e a grande busca de resultados.
Seguem algumas definições de empreendedorismo:
Para Angelo (2003) "empreendedorismo é a criação de valor por pessoas e organizações trabalhando juntas para implementar uma idéia por meio da aplicação de criatividade, capacidade de transformar e o desejo de tomar aquilo que comumente se chamaria de risco".
Para Dornelas (2008) "empreendedorismo é o envolvimento de pessoas e processos que, em conjunto, levam a transformação de idéias em oportunidades" enfatiza assim de forma mais geral o real objetivo do empreendedorismo, que é gerar oportunidades.
Enfim, empreendedorismo é o ato de aproveitar oportunidades, inovar, planejar, arriscar, empenhar, ser perseverante, transformar uma ideia em realidade, este ato se aplica em qualquer área, seja um novo negócio, seja um novo processo ou um novo produto, um novo método, ou na gestão pública.
Isso porque tanto o empreendedorismo privado quanto o público têm nas pessoas empreendedoras (líderes, gestores, governos) o seu ponto principal, pois o empreendedorismo só existe a partir de pessoas empreendedoras.
As pessoas empreendedoras possuem características em comum dentre as quais