Introdução à Higiene Ocupacional
Compreende-se risco de trabalho, tudo o que pode vir a causar um dano de ordem psicológica, física, orgânica... Ou seja, qualquer força que possa alterar de forma negativa a vida do colaborador, permanentemente ou não.
Os riscos do trabalho são divididos em grupos, sendo os mais conhecidos:
RISCOS AMBIENTAIS: Risco ambiental (ambiente de trabalho) é todo o risco que provém do ambiente de trabalho. Sua fonte está diretamente ligada ao espaço físico e trabalho exercido. Geralmente é mais evidente em situações operacionais, muitas das vezes em indústrias, prédios de atividades relacionadas à saúde, canteiros de obras, etc.
Os riscos ambientais são divididos em três subgrupos, que são muito conhecidos por fazerem parte do PPRA. (NR9)
RISCOS ERGONÔMICOS: Risco ergonômico é todo risco que afeta a ordem psicofísica do ser humano, sua fonte está diretamente ligada à capacidade física (risco externo) e mental (risco interno). Está mais evidente em situações de stress, muita das vezes em escritórios, empresas de telemarketing, ambiente de loja e atendimento ao cliente, manuseio de cargas, posturas inadequadas, etc.
Os riscos ergonômicos são divididos em dois subgrupos. (NR17)
RISCOS MECÂNICOS/ACIDENTES: O risco de acidentes (mecânico) é todo risco que ocorre em função das condições físicas (do ambiente físico e do processo de trabalho) e tecnológicas, impróprias, capazes de provocar lesões à integridade física do trabalhador. Mais evidentes nas disposições das máquinas, equipamentos, acessórios e objetos dentro do layout de trabalho, muita das vezes em chão de fábrica, estoques de lojas, locais de armazenamento, etc.
Os riscos mecânicos são divididos em dois subgrupos. (NR10, NR11 e NR12)