Organização Linear
Ciências Contábeis 2013/01 A - Noturno
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Tipos de Organizações e Departamentalização
Aluna: Hiasmim Auxiliadora de Deus
Várzea Grande – MT
Maio de 2013
Organização Linear
Constitui a forma estrutural mais simples e mais antiga, deve-se ao fato de que, entre o superior e os subordinados, existem linhas diretas e únicas de autoridade e de responsabilidade. Tem uma conformação piramidal, onde cada chefe recebe e transmite tudo o que se passa em sua área, é uma fora de organização encontrada nas pequenas empresas ou nos estágios iniciais das organizações, pois as funções básicas das organizações aparecem em primeiro lugar e passam a constituir o fundamento da organização. Na empresa industrial (produção, vendas e finanças) ou na empresa de varejo (compras, vendas e finanças), essas funções são responsáveis pelos destinos da organização e seus executivos são encarregados de todas as atividades diretas ou indiretamente vinculados às funções básicas sobre sua responsabilidade.
Características da Organização Linear
Autoridade linear ou única: autoridade única e absoluta do superior sobre seus subordinados, decorrente do principio da unidade de comando. Baseada no nível hierárquico e restrita aos subordinados tem apenas um chefe: recebe ordens exclusivamente dele e reporta-se exclusivamente a ele é uma autoridade de comando.
Linhas formais de comunicação: a comunicação entre os órgãos são de que todo órgão se tem dois terminais: um orientado para cima onde liga exclusivamente ao órgão superior representando sua responsabilidade perante o escalão mais elevado, e o outro orientado para baixo que liga exclusivamente aos órgãos diretamente aos subordinados, representando a autoridade, perante o escalão mais baixo. Portanto comunicações são: limitadas as relações formais descritas no organograma.
Centralização das decisões: como a comunicação liga o órgãos