Orçamento
SOARES, Rodrigo Luiz. O orçamento como instrumento de gestão. Ciências Contábeis. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
O orçamento é um plano financeiro das atividades futuras, servindo como um demonstrativo da situação desejada. Na gestão da organização, ele apresenta objetivo e metas em termos financeiros, sinalizados no planejamento estratégico e tático, fornecendo referências para que o administrador possa tomar decisões e coordenar adequadamente os recursos materiais, financeiros e humanos. Ele é formado por um conjunto de peças orçamentárias, como: orçamento de vendas, de produção, de matérias-primas, de custos indiretos de fabricação, de despesas administrativas e comerciais: e orçamento de investimentos, que reunidos formam as projeções de resultado financeiro e econômico. O orçamento delega responsabilidades quanto busca dos objetivos, estabelecendo metas claras de receitas e despesas, e, conforme o envolvimento das pessoas, cria um comprometimento para que seja cumprido. Possibilita ainda um efetivo controle dos resultados alcançados, aferindo as causas das variações para definir uma solução, e ainda efetuar mudanças nos planos para adaptar-se a situações não previstas. Em termos gerais, o orçamento tem a finalidade de planejar financeiramente os objetivos, fornecer dados para coordenar as ações no seu alcance, comunicar e motivar os envolvidos na execução do plano e controlar e avaliar os resultados alcançados durante a sua execução.
Palavras-chaves: planejamento, orçamento, controle.
INTRODUÇÃO
Orçamento financeiro é uma das tarefas mais completas para se conhecer a empresa e seu negócio. Permite aproximação das pessoas das diversas áreas funcionais, com o objetivo de fazer com que os interesses individuais ou ainda os específicos de suas funções, fiquem integrados com os objetivos maiores da empresa.
Sanvicente (1983) afirma que a boa utilização de orçamentos exige uma