ORÇAMENTO EMPRESARIAL
Este trabalho tem como finalidade, apresentar os elementos e processos financeiros dentro de uma organização com o enfoque principalmente na parcela destinada ao Orçamento Empresarial. Como são os processos, as vantagens, desvantagens, como é uma estrutura de um orçamento, quais os recursos utilizados para realizar um orçamento dentro de uma organização a fim de unificar os métodos para que a empresa possa de alguma forma ter um poder de decisão mais forte para se tornar mais econômica, forte no mercado e estar à frente de seus concorrentes.
INTRODUÇÃO:
Em um mundo onde a competição no mercado como o atual, as empresas, precisam de uma forma ou de outra se estabilizar na sua praça e para isso, foi criado um sistema para que as finanças empresariais não se desordem e acabem por gerar custos elevados para as empresas, e para isso, foi criado o orçamento, para que os seus administradores tenham em mãos uma base de sustentação para gerir os gastos empresarias.
Um orçamento auxilia na forma positiva de uma empresa em todos os aspectos: para a contabilização no período do exercício, nos processos gerenciais dentro da empresa, no setor de compras aonde pode se dar o poder de ser um Centro de Lucro, e não de Custo, controla o fluxo de caixa e auxilia no seu planejamento fortalecendo sua estrutura.
“(...) à medida que o tempo passava e a crescente complexidade dos negócios reclamava métodos administrativos mais apurados, as técnicas de planejamento tiveram expandidas as suas aplicações, modificados os seus conceitos básicos e extremamente sofisticados os seus métodos de elaboração.” (PASSARELLI; BOMFIM, 2004, p..11).
O Orçamento gira na empresa como um todo, é através dele que a empresa irá buscar a realização de números e resultados melhores. através de todos os seus meios.
Nos primeiros passos da Administração, aonde os primeiros conceitos foram elaborados, para que se pudesse ter uma noção empresarial, os procedimentos estavam por priorizar os