Contabilidade publica
O primeiro tratado de contabilidade pelo sistema digráfico foi públicado em 1494 (sec.xv), por Frei Franciscano Luca Paccioli que estudou os processos seguidos pelos comerciantes venezianos. A contabilidade começou a ser considerada como ciência no seculo XX.
Sao muitas as definiçoes de contabilidade. uma consideram-na como ciéncia outra como arte.
3.1 Conceito de contabilidade
A contabilidade é um instrumento que fornece um numero muito grande de informações uteis para a tomada de decisões dentro e fora da empresa.Ela é muito antiga e sempre existiu para auxiliar as pessoas a tomarem decisões. Com o passar do tempo as autoridade governamentais, principalmente aquelas que tem a incumbencia de propiciar arrecadação de tributos , começaram a utilizar-se dela para aumentar a arrecadação e torna-la obrigatória a todas as empresas e pessoas fisicas, quando seu movimento ultrapassar a limites estabelecidos pela receita do estado.
E bom lembrar que a contabilidade não deve ser feita unicamente para atender a exigencia do fisco e sim para que ela sirva de instrumento seguro e comfiavel para o administrador tomar decisões.
3.2 Objecto, objectivo e finalidade da contabilidade
A contabilidade ten como objectivo, o patrimonio das entidades económico- admiinistrativas (financeira), seu objectivo é permitir o estudo e o controle dos fatos decorrentes da gestão do patrimonio dessas entidades com a finalidade de propiciar a obtenção de informações económicas e financeiras acerca da entidade.
4. PATRIMÓNIO PÚBLICO
O património público abrange todos os bens susceptíveis de satisfazerem as necessidades económicas de que as instituições pública são titulares e as responsabilidades que sobre elas recaem. Podemos afirmar, que tal como nas empresas privadas, também existe sempre um activo (bens) e um passivo (responsanbilidades). Assim, o património público corresponde ao activo, menos o passivo, como nas empresas, e estamos a