Relatório de Química
Campus Facitec
Cursos de Engenharias
Ana Carolina Cunha
Andressa Carvalho
Bruno Anasenko
Luanda Guerra
Jhonatan Sousa
Josenaldo
Ramayane Cristina
Cinética Química
Relatório apresentado ao Professor Rafael Machado do 2º período do curso de Graduação a Engenharia da Universidade Estácio – Campus Facitec como requisito parcial da avaliação da disciplina de Química Geral.
Brasília, 27 de outubro de 2014
Introdução
A cinética química estuda a velocidade das reações, e essas reações químicas podem ser rápidas ou instantâneas, moderadas ou lentas. A rapidez com que uma reação química se desenvolve depende basicamente da relação entre a energia de ativação e a velocidade de uma reação. O mecanismo de uma reação consiste na descrição detalhada da sequência de etapas individuais que conduzem os reagentes aos produtos. Sendo um dos mais significativos benefícios o conhecimento dos detalhes de como as variações químicas ocorrem.
Os fatores que controlam a rapidez das transformações químicas que ocorrem incluem: natureza dos reagentes e produtos, a concentração das espécies reagentes, o efeito da temperatura e a influência dos agentes externos como os catalisadores.
Algumas reações são naturalmente rápidas ou lentas, dependendo da composição química das moléculas ou íons envolvidos, se comparadas sob mesmas condições ambientais, além do estado físico das moléculas, pois normalmente a velocidade segue a ordem de velocidade crescente de gases, soluções, líquidos puros e sólidos, devido ao aumento da superfície específica; Já a concentração dos reagentes, refere-se a probabilidade de encontro de duas moléculas na reação, dessa forma com o aumento da concentração em uma mistura homogênea gerará maior quantidade de choques efetivos; em contrapartida, para misturas heterogêneas, a velocidade depende também da área de contato entre as fases. A temperatura