ortografia
O aumento do número de ofertas concorrentes e a multiplicidade dos canais de distribuições e comunicações trazem diferentes desafios para as organizações que precisam produzirem valore superiores a clientes cada vez mais exigentes. Quando uma unidade produtora adota a perspectiva do marketing de segmento, ela fabrica produtos e presta serviços dirigidos a esses públicos, com ações de marketing projetadas especificamentes para cada grupo de clientes indetificados. Podemos salientar que o conceito de segmentação está relacionado a compreensão das necessidades e expectativas dos clientes e não aos produtos em sí.
As mudanças de mercado podem fazer sumir ou surgir novos segmentos, portanto, a pesquisa de markenting precisa ser periódica, e a organização que convive e se relacionam com clientes devem ajudar na detecção de novas oportunidades ou ameaças de mercados.
A Segmentação dos mercados de consumo é baseada nas informações obtidas da análise do comportamento de compra do cliente final, no processo de pesquisa de marketing, buscam-se informações por meio de cinco grandes grupos de variávéis: Geografia, demografia, psicografia, comportamento e beneficio; quanto à segmentação de mercados organizacionais que são os conjuntos de organizações que elaboram produtos e serviços que são revendidos ou utilizados na produção de outros bens e serviços os clientes intermediários podem ser segmentados por meio das seguintes variáveis: Demografia, operacionais, abordagem de compras, fatores situacionais, características pessoais, e é importante ressaltar que a compra organizacional possui um componente racional de decisão mais aguçado apresentando assim a oportunidade de estreitar as relações entre clientes e fornecedores.
Nunca é demais lembrar que os clientes coletivos também são clientes finais, apesar de vistos como uma coletividade, entender os apelos psicológicos e o relacionamento dos produtos com as pessoas é fundamental para que os programas sociais e