Ortografia
Ortografia é a parte da gramática que determina a maneira correta de escrever as palavras e de empregar os sinais de pontuação, acentos ou sinais, de acordo com as normas consagradas no uso de cada língua. O sistema ortográfico se fixa por uma convenção imposta e elaborada pela tradição ou formulada por especialistas.
As línguas estão em permanente evolução. A ortografia, que se relaciona com a expressão dos sons na escrita, passa naturalmente por estágios diversos ao longo do tempo. Manifesta-se nela, com mais intensidade que em outros planos da língua, uma tendência conservadora.
Nos primeiros textos escritos em um idioma, as normas ortográficas tendem a ajustar-se à fonética então observada. Com a evolução da língua, o sistema ortográfico passa a sofrer a influência de duas tendências: a da tradição e a da língua falada. No primeiro caso, apesar da evolução da pronúncia, procura-se manter a ortografia das palavras de acordo com o estágio anterior do idioma, como no francês e no inglês modernos, por exemplo. No segundo, quando a língua falada, coloquial, em sua constante evolução, provoca descompassos na ortografia em relação ao processo evolutivo da pronúncia, tenta-se atenuar a força da tradição, com tentativas periódicas de adequação da ortografia à pronúncia, como no caso do português, do italiano e do espanhol modernos.
No Brasil segue-se o novo Acordo Ortográfico que foi elaborado para uniformizar a grafia das palavras dos países lusófonos, ou seja, os que têm o português como língua oficial. Ele entrou em vigor em janeiro de 2009. A partir de 1 de janeiro de 2013, a grafia correta da língua portuguesa será a prevista no Novo Acordo.
As mudanças são poucas em relação ao número de palavras que a língua portuguesa tem, porém são significativas e importantes. Basicamente o que nos atinge mais fortemente no dia a dia é o uso dos acentos e do hífen.
TEXTOPARA REFLEXÃO
O Ballet da Ortografia:
Às vezes quero dizer que saí e