Ortografia
Aluno: Bruno de Almeida Braga e Cláudio Heitor Bernardo
Turma: 2415
Disciplina: Produção Oral e Escrita
Professor: Admir
ORTOGRAFIA
Ortografia deriva das palavras gregas ortho que significa "correto" e grafia que significa "escrita". A ortografia é a parte da gramática normativa que ensina a escrever corretamente as palavras de uma língua definindo, nomeadamente, o conjunto de símbolos (letras e sinais diacríticos), a forma como devem ser usados, a pontuação, o uso de maiúsculas, etc.
A ortografia se caracteriza por estabelecer padrões para a forma escrita das palavras. Essa escrita está relacionada tanto a critérios etimológicos (ligados à origem das palavras) quanto fonológicos (ligados aos fonemas representados). É importante compreender que a ortografia é fruto de uma convenção. A forma de grafar as palavras é produto de acordos ortográficos que envolvem os diversos países em que a língua portuguesa é oficial. O último deles, em vigor desde o dia 1º de janeiro de 2009, legitimou outra reforma ortográfica, estabelecendo mudanças em diferentes aspectos, uma delas foi a junção das letras “K”, “W” e “Y” ao alfabeto português oficial. A melhor maneira de treinar a ortografia é ler, escrever e consultar o dicionário sempre que houver dúvida.
Acentuação Gráfica
Acentuação tônica
Implica na intensidade com que são pronunciadas as sílabas das palavras. Aquela que se dá de forma mais acentuada, conceitua-se como sílaba tônica. As demais, como são pronunciadas com menos intensidade, são denominadas de átonas.
De acordo com a tonicidade, as palavras são classificadas como:
Oxítonas: São aquelas cuja sílaba tônica recai sobre a última sílaba.
Ex: café, coração, cajá.
Paroxítona: São aquelas em que a sílaba tônica se evidencia na penúltima sílaba.
Ex: útil, tórax, táxi, retrato, passível.
Proparoxítona: São aquelas em que a sílaba tônica se evidencia na antepenúltima sílaba.
Ex: lâmpada, câmara, tímpano, médico,